top of page

Pesquisa-formação

     A pesquisa-formação é uma modalidade de pesquisa, na qual é realizada uma proposta de formação interligada a produção de conhecimento, “em que a formação orienta a produção de dados, e estes explicitam necessidades formativas que orientam os estudos da formação” (MARTINS; CARVALHO, 2021).

    Na pesquisa-formação tanto a professora/pesquisadora quanto às professoras/pesquisadas “devem ter a pesquisa como princípio constitutivo do seu trabalho”, implicando processos formativos para ambas as partes. Sendo que com finalidades diferentes, pois “para a professora que realiza a pesquisa-formação como produtora de um relatório científico e para a professora que também realiza a pesquisa-formação, porém com objetivo de desenvolver a prática pedagógica”, visando o desenvolvimento profissional e reflexão crítica dos envolvidos no processo (MARTINS; CARVALHO, 2021).

    A formação docente deve considerar a realidade em que o professor trabalha, seus questionamentos, suas necessidades e seus desafios encontrados no exercício da profissão para que os saberes provenientes da formação sejam integrados a sua prática, e assim de fato, seja significativa (PROENÇA, 2022).

     A presente formação tinha como finalidade promover conhecimentos e reflexões sobre os princípios da documentação pedagógica na Educação Infantil aliada ao uso das tecnologias digitais da informação e comunicação, em uma perspectiva teórico-prática.

Estruturação metodológica da Pesquisa-formação

A estruturação metodológica foi Inspirada nas fases da pesquisa-ação apresentados por Thiollent (2011) e Tripp (2005). Além disso, também serviu de inspiração a pesquisa realizada por Ujiie (2020) que trata da formação continuada de professores de Educação Infantil num enfoque CTS.

Instrumentos para a construção dos dados

Questionário diagnóstico

Entrevistas coletivas 

Documento institucional
Projeto Político Pedagógico - PPP 

Diário de bordo das colaboradoras

Diário de campo da pesquisadora
bottom of page