Documentação Pedagógica
Conceito
Documentação Pedagógica
uma estratégia para escutar as crianças e a prática pedagógica
FOCHI (2018) RINALDI (2021) MELLO; BARBOSA; FARIA (2017)
A documentação pedagógica é um convite para repensar aprendizagem, prática docente, função social da escola e muitos outros temas que fazem parte de nosso dia a dia educacional.
Mello; Barbosa; Faria, 2017.
Níveis da Documentação Pedagógica
O primeiro nível, o processo documental, diz respeito aos documentos produzidos no cotidiano educativo a partir da observação, da escuta e dos registros coletados pelo professor e com apoio das famílias (anotações, fotos, vídeos, produções das crianças, inclusive o planejamento do professor) e devem ser refletidos e interpretados entre os professores para pensar o caminho percorrido com as crianças, como elas aprendem e consequentemente o percurso que se pretende trilhar.
O segundo nível da documentação pedagógica constituída pela comunicação é o momento de tornar visível os processos das crianças, a intencionalidade do adulto e o projeto educativo da instituição. É um “ato político”, comunicar pressupõe fazer escolhas do que se deseja compartilhar dentro daquilo que foi possível ser vivido, observado, registrado e interpretado.
Fochi, 2018.
Documentação Pedagógica
Como funciona na prática?
A Documentação Pedagógica e as Tecnologias
A documentação pedagógica consiste em documentar e refletir sobre o processo educativo, utilizando diferentes recursos, como fotografias, vídeos, registros escritos, produções das crianças e etc. Ao utilizar as tecnologias, como softwares de edição de vídeos, aplicativos de design e compartilhamento de documentos online, essa prática se torna mais acessível e dinâmico.
As novas tecnologias digitais ampliaram de forma considerável a velocidade e a potência da capacidade de registrar, estocar e representar a informação escrita, sonora e visual.
Kenski, 2012.